Número de cartas por baralho e sistema de Prêmios.
O
pokémon busca um jogo rápido e simplificado. Para isso, ele tira a
incumbência do jogador de ter que manipular uma quantidade exorbitante
de cartas e se concentrar apenas em algumas poucas. Enquanto no TCG
normal o jogador precisa de um baralho com 60 cartas, o Pocket precisa
lidar apenas com 20.
Isso também
inclui um fator interessante: No pokémon TCG normal, você pode perder o
jogo ao iniciar um turno sem cartas para comprar no baralho.
Ademais,
enquanto no Pocket você precisa adquirir apenas 3 Prêmios no jogo, no
TCG normal você precisa adquirir 6, e os prêmios não são dados como
pontos, e sim 6 cartas aleatórias do seu deck que são postas como Cartas
de Prêmio, após você tirar sua mão inicial e colocar um pokémon básico
no campo ativo. Quando você abate um pokémon do oponente, você compra
uma Carta de Prêmio, representando que você está um passo de seis mais
próximo da vitória.
Por fim,
você pode ter, no Pocket, 2 cópias da mesma carta por baralho, enquanto
no TCG normal, pode ter 4 cópias por baralho, com exceção de energias
básicas.
Energias.
Energias
no Pocket são tratadas como "Mana", de forma similar a outros Card
Games digitais. Energias não são cartas do seu baralho, e sim tokens que
são gerados automaticamente, uma vez por turno, deslocados do seu
baralho. Enquanto isso, no TCG normal, energias são como cartas normais
no baralho. Você pode incluir a quantidade de cartas de energia básica
que você quiser no baralho, desde que respeite as 60 cartas limite.
Existem
até mesmo categorias de energia, como energia especial. Elas fornecem
efeitos extras ao pokémon na qual ela foi ligada, além de fornecer o
tipo de energia especificado na carta. Um exemplo de energia especial é a
Energia Turbo Dupla, que fornece duas energias incolor de uma vez, em
troca de reduzir o dano em -20.
Em
ambos os jogos, você só pode ligar manualmente uma única energia por
turno, podendo burlar isso com efeitos de cartas, habilidades e outros.
Categorias de cartas de Treinador novas.
No
TCG Pocket, existem apenas dois tipos de cartas de Treinador, sendo:
Item e Apoiador. No TCG normal, além dessas duas, há também as
categorias Ferramenta e Estádio. A regra de Item e Apoiador permanecem
as mesmas em ambos os jogos, porém: pode usar quantos itens quiser, e
apenas um Apoiador por turno.
Ferramentas
são um tipo de carta que você pode ligar a um pokémon, e depois disso,
esta ferramenta permanecerá nesse pokémon até ele ser derrotado, ou
algum outro efeito entrar em ação. Estas ferramentas fornecem um efeito
passivo ou ativo para o pokémon ligado, e só pode haver uma ferramenta
ligada por pokémon em campo. Exemplos são: Faixa de Vitalidade, onde o
pokémon com essa ferramenta causa +10 de dano, e TM Evolução, onde o
pokémon com essa ferramenta recebe um novo ataque até o fim do turno,
podendo buscar dois pokémon que evoluem de outros dois pokémon no banco,
e evoluí-los automaticamente, mesmo que seja o primeiro turno deles em
jogo, encerrando o turno.
Estádios,
por outro lado, são cartas que colocam efeitos ativos e passivos que
condicionam todo o jogo: seu e do seu oponente. Você só pode colocar um
único estádio por turno, e ele permanecerá lá até que alguém coloque um
novo estádio, substituindo o anterior, ou use algum efeito que remova
estádios de jogo. Exemplos de estádios são: Ermo Calamitoso, onde todo
pokémon não-lutador em jogo tem o custo de recuo aumentado em +1 energia
incolor. Ou também Artazon, um estádio que, uma vez por turno, o
jogador busca no baralho um pokémon básico sem caixa de regras (ex têm
caixa de regras) e coloca ele no banco.